Natal Literário 2014 Parte I




Presente do Anjo Literário Fabiana (aluna da UFPB) 




O Natal é um momento muito especial. É tão mágico que deveríamos viver o espírito natalino todos os dias, em todos os lugares por onde passamos, mas a verdade é que a cada ano que se passa o natal tem se tornado cada vez mais, um feriado dedicado ás compras. O Projeto de Leitura Fátima Santos promove leitura, livros, autores, sonhos e fantasias que só os livros podem oferecer. E no Natal não é diferente. Alguns doam roupas, brinquedos e outras coisas mais, no entanto, nós optamos por doar livros. Por quê?
Porque ler é uma maneira de viajar, de sonhar, de viver e atravessar o universo sem precisar sequer sair do lugar. Porque ler é poder, e poder é fundamental para construir os próprios sonhos e decidir até onde eles irão te levar. A vida dentro de um hospital não é fácil, não há muito o que fazer, e mesmo quando as crianças recebem brinquedos, há algumas que mal podem se mexer presas aos fios e soros que seus tratamentos pedem. Fantasia e magia literária são excelentes companhias para essas crianças que não precisam de mais realidade do que a  que o hospital oferece para cada uma viver.
Os livros também são brinquedos, só que mágicos. A cada vez que se ler o mesmo livro, é possível descobrir coisas novas, sentimentos novos, felicidade nova, além do que, mesmo deitada, e em repouso a criança pode ler,  brincar, e se divertir. Brincar com letras, personagens, cores, e tudo o mais que a imaginação dela permitir. 
O nosso projeto é lindo e recebe ajuda de muita gente. As pessoas que doam para o nosso projeto são os anjos literários. Eles são lindos, mágicos e poderosos. Eles têm o poder de fazer muita gente feliz. Seja você também um anjo literário. Abrace a nossa Campanha e torne-se mais um da nossa família.





A Campanha Natal Literário nasceu em nossos corações quando desejamos chegar mais perto de crianças e leitores que não tem acesso ou simplesmente não despertaram ainda para a mágica da leitura. Sentimos a necessidade de fazer mais, de alcançar principalmente aqueles que quase nunca são lembrados quanto ao direito de ler, viajar e viver também um mundo de magia e fantasia, e não poderia haver lugar melhor do que aquele onde as crianças passam muito tempo impossibilitadas de brincar e ás vezes até mesmo impedidas de ficar em casa por força das circunstâncias. Vivemos em um estado que tem pouco compromisso com a educação e  os hospitais públicos não recebem nenhum apoio educacional para as crianças que são obrigadas a permanecer longe da escola por causa de doenças graves como o Câncer. O que fez com que pensássemos em um momento leitura para essas crianças. Queríamos levar um pouco de felicidade literária para algumas delas, mas não tínhamos recursos, dinheiro, nem mesmo qualquer ajuda, nem qualquer apoio a não ser o de nós mesmos. Mas, como o bem sempre prevalece, nós insistimos, divulgamos e uma garota muito fofa chamada Marcela Medeiros adorou a nossa ideia e abraçou a nossa campanha divulgando e pedindo a doação de livros novos para várias pessoas. No dia seguinte já tínhamos o nosso primeiro doador chamado Antônio Fabiano. Mais um pouco e o destino nos trouxe a Delfina, uma professora que divulgava a nossa campanha o tempo todo. E através dela, recebemos padrinhos maravilhosos como os escritores Jairo Cézar, Lau Siqueira, Valéria Rezende, Norma Alves, Ricácia Dantas, e Aline Magalhães. Todos nos ajudaram muito. Até a Bia filha do escritor Jairo Cézar estava no vídeo que o autor gravou para a nossa Campanha. Vamos usar esse vídeo todos os anos, até que Bia autografe seu primeiro livro, e já esperamos que sejam muitos, porque do jeito que ela gosta de livros achamos realmente que ela será como o pai, escritora. Quem sabe ...
Pensamos em uma maneira de conseguir ao menos 35 livros, e isso só com amigos, o que era muito difícil, porque as pessoas têm uma leviana ideia de que livro é algo velho que fica jogado em qualquer lugar, e quase sempre coberto de poeira. Quando divulgávamos a Campanha as pessoas diziam: “Ah, eu tenho uns livros lá em casa que não estou usando, são dos meus filhos, outros dos meus netos, pode ser?”  Um enorme número de pessoas não consegue enxergar livros como presentes, não percebem a sua importância e não é por nada a não ser por falta de consciência, não têm culpa, talvez não tenham recebido uma boa educação ou formação intelectual acerca dos livros.
Nosso objetivo é promover leitura, é apresentar ás pessoas o hábito de ler, mas não só isso, a necessidade de enxergar o livro como presente, de perceber que nas compras de natal e em todas as outras há a possibilidade de oferecer a uma criança o direito de ler, e de ler bons livros é muito importante.
A Campanha recebeu grande apoio, a Funesc garantiu livros para várias crianças sem contar os nossos primeiros doadores, que foram os alunos da Unipê, e a maioria dos nossos anjos de natal, os doadores, não nos conhecia. Gente que nunca tinha nos visto e mesmo assim ajudaram.


       Embrulhando ... Etiquetando ... Madrugadas e madrugadas ... 



           Aprontando as Cestas ... 




A verdade é que o ser humano costuma reclamar muito, ás vezes reclama de tudo e não toma nenhuma atitude. Graças a Deus e a cada doador, a quem chamamos anjos de natal a Campanha foi um sucesso, nos surpreendeu não só pelos livros que arrecadamos, mas porque construímos laços fortes com pessoas lindas, ganhamos mais voluntários e muitos sorrisos. Graças a cada anjo de natal recebemos mais de 150 livros novos, aproximadamente 30 usados, mas em bom estado que ficarão em bibliotecas, trinta gibis, e várias revistinhas de atividades, que as crianças adoram.  Recebemos até livros para as mães, e caça- palavras da doadora Ricácia, que pensou nas mães que ficam horas nos hospitais sem poder fazer coisa alguma.  
Sim, nós conseguimos porque vocês tornaram tudo possível. Isso é prova de que a união de várias pessoas que decidem fazer algo, ter atitude, ajudar cada um a sua maneira faz toda a diferença, atitudes, isso sim, muda o mundo. Na primeira etapa atendemos ao Hospital Napoleão Laureano, toda a ala infantil, enfermaria e ambulatório, também  receberam livros 40 crianças atendidas pelo Diogo de Vasconcelos, e a segunda etapa vocês acompanharão logo mais ...



Obrigada! Amamos a cada um de vocês!           



Entrega Parte I



Fátima Santos, Marcela Medeiros e Cláudia, (assistente social do hospital Laureano)


A primeira entrega aconteceu em 23/12/2014 no hospital Napoleão Laureano ás 9:00 da manhã. Fátima Santos, a homenageada do projeto acompanhou e realizou a entrega a todos os pacientes da enfermaria, do ambulatório, brinquedoteca, e ainda aos pacientes em tratamento especial. A Marcela Medeiros primeira divulgadora da nossa campanha também participou da entrega, ela representou todos os anjos de natal, cada um que fez a sua doação ou que fez parte de alguma maneira desse sonho. A entrega não seria possível sem a ajuda desta linda Assistente Social que nos recebeu lindamente, ela é um amor de pessoa, e nos ajudou bastante. Muito obrigada Cláudia!



Fátima Santos, a fada  Noel voluntária e funcionários do Hospital Laureano.


Alguns pacientes não puderam sair se de seus espaços para receber os livros. Os profissionais abriram as embalagens e realizaram a entrega a cada um para garantir a segurança do tratamento conforme recomendações médicas.



Fátima Santos, fada Noel e uma mãe do hospital.



 Essa voluntária linda toda vestida de vermelho, desenvolve um belíssimo trabalho voluntário dentro do hospital! Parabéns fada Noel!







Na enfermaria com os pacientes ....




É muito amor.


Gente! Olha o poder e a magia da leitura! Sob cuidados, bracinho no soro e completamente envolvido com as cores e imagens do livro ... É impossível não amar esses pequeninos, é impossível não querer ajudar! Muita, muita emoção! É divino!



Marcela Medeiros e uma paciente linda.

A Marcela foi a nossa primeira divulgadora, abraçou nossa campanha desde o início. Obrigada Marcela e que bom que você faz parte da nossa família! Bem-vinda!



Que anjo lindo! Ela conversou, olhou os livros e ela mesma escolheu esse aí ...lindo!






Este garoto fofo, esperto e muito inteligente tratou em abrir seu presente, folheou o livro, reuniu os coleguinhas em volta e fez as atividades das revistinhas que recebeu. Muito concentrado! 


Concentração total!





Mais uma princesa, desta vez com o presente da professora Josete ...(UFPB)



Mais um dever cumprido! Criar um laço de afetividade com o livro, com a família, com o amor ...



E aí o que diz o seu coração ao ver esta imagem? Vale ou não vale  a pena presentear?




Tem como não amar? 



Todas as vezes que vejo esta imagem meu coração estremece ... Impossível não amar mais, não querer ajudar mais ... Anjo lindo!




Fátima Santos e sua bela vocação para o amor ... Sempre ...






Esta é a primeira parte! Obrigada a todos que nos ajudaram! Percebam o quanto cada um de vocês é importante para o nosso projeto! Nada seria possível sem vocês!

Amamos a cada um! Obrigada!


NENHUMA DAS FOTOS DAS CRIANÇAS PODE SER REPRODUZIDA! CONSCIÊNCIA E RESPEITO TAMBÉM FAZEM  PARTE DO AMOR! ENTÃO AMEMOS, RESPEITEMOS E PRATIQUEMOS O BEM! OBRIGADA A CADA ANJO DE NATAL, AOS NOSSOS PADRINHOS, E A DEUS ACIMA DE TUDO POR NOS TER PERMITIDO UM TRABALHO TÃO LINDO! ISTO SIM, É NATAL.

OBS: Todas as imagens aqui postadas foram autorizadas pelo respectivos responsáveis. As imagens estão aqui para única e exclusiva divulgação da Campanha Natal Literário! Não podem ser reproduzidas em nenhum outro espaço. Obrigada!




Nenhum comentário:

Postar um comentário