Quem somos?




Somos um projeto de leitura sem fins lucrativos, promovemos leitura, através de campanhas para arrecadação de livros novos que são doados ás crianças, adolescentes e adultos  pacientes do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, e a qualquer instituição que cuide destas crianças.





Perguntas mais frequentes!


As pessoas sempre nos fazem dezenas de perguntas sobre o projeto através das redes sociais, e nem sempre conseguimos atender a cada um delas, por isso decidimos deixar registradas aqui as respostas mais solicitadas diariamente. Se as dúvidas permanecerem enviem através do formulário de contato do Blog, e assim que possível responderemos. Abraços!




1) Por que vocês só recebem livros novos? Em boas condições de uso não serve?

Esta é sem dúvida a pergunta mais repetida de todas as que recebemos. Primeiro vamos esclarecer que, as nossas Campanhas de arrecadação de livros são realizadas para as crianças e pacientes do hospital do Câncer, ou seja, crianças, adolescentes e adultos que fazem tratamento de Câncer. Ou seja, a maioria dos pacientes não têm imunidade, o que nos pede cuidado e responsabilidade no manuseio do material que é doado. E qual é o nosso material? São livros. E livros impressos são feitos de papel, correto? E papel á toa, ou empilhado na estante durante algum tempo junta o quê? Poeira, fungos, ás vezes mofo e outras coisas mais ... 
Um livro visivelmente perfeito para uma pessoa saudável pode não ser para um paciente de Câncer. A pessoa saudável pode manusear qualquer papel, provavelmente esse manuseio não implicará a ela,  grandes riscos. Porém, um paciente de Câncer, praticamente não possui imunidade. Todo, absolutamente todo cuidado com os objetos manuseados pelos pacientes precisam de muito cuidado. Imagine uma criança que nem pode descer da cama do hospital, pois está muito debilitada ou presa pelo soro, esta criança mesmo deitada, pode ler ou brincar com o livro, pois não precisa descer da cama do hospital para isso, certo? Todavia se esta criança sem imunidade deita com um livro sujo, ou repleto de poeira, daquela que não conseguimos ver, será que esta criança não pode piorar? 
Pelo sim e pelo não só doamos ás crianças e pacientes livros novos, pois assim promovemos leitura e saúde. Se é para fazer o bem, façamos da melhor maneira, até por que eles merecem, e merecem muito.


2) Mas vocês não deixam os livros lá no hospital? Não ficarão largados de todo jeito?

Na verdade não. Porque os livros não são doados ao hospital, os livros são das crianças, para as crianças e os pacientes que lá estão. O Objetivo da campanha, além de promover o amor e felicidade, é criar uma relação de afeto entre a criança e o livro, entre o paciente e a leitura, mas não de qualquer modo, nem de qualquer jeito. O livro é um presente para a criança, para o paciente. O livro se torna companhia, amigo, e um companheiro especial para os pequeninos ou adultos que lá estão. Portanto, pertencendo o livro á criança, não há nenhuma razão para que ela deixe-o  no hospital, a menos é claro, que seja um desejo do próprio paciente.

3) E se eu quiser doar os livros para ficarem no hospital? Vocês recebem?

Sim. Nós recebemos, e se o hospital receber, nós entregamos, pois tudo é feito de acordo com as ordens do hospital, são eles que dizem o que pode e o que não, afinal cada instituição tem suas normas, e é nosso dever respeitá-las.

4) E se eu quiser doar livros para as mães ou acompanhantes dos pacientes, pode?

Sim. Na última campanha Natal Literário nós entregamos vários livros e revistas de atividades para as mães e acompanhantes, pois tivemos uma voluntária que pensou exatamente nisso e nos doou.

5) Vocês só doam livros para crianças? Por que o blog só tem fotos de crianças recebendo os livros?

Não. Nós também doamos para adultos. Todavia, o que acontece é que recebemos mais livros infantis, ou seja o número de doações para crianças é sempre maior, por isso mais fotos das entregas infantis. Além do que, a maioria dos pacientes prefere não aparecer nas fotos, pois, todas as imagens aqui postadas são autorizadas pelos responsáveis.

6) Vocês só recebem livros?

Não. Recebemos qualquer material de leitura, como exemplo, revistas de caça- palavras, lógica, etc. 

7) Que livro eu posso comprar para doar? 

Qualquer livro novo, seja infantil ou adulto, precisamos de todos.

8) E se eu quiser doar dinheiro, vocês recebem?

Nós preferimos que você doe livros, mas se você não tem tempo de ir á livraria sugerimos que você compre os livros pela internet e dê o nosso endereço para entrega. Na maioria das vezes, comprar livros na internet sai muito mais em conta. (se for necessário, usem o formulário de contato)

9) Vocês recebem livros de matemática, geografia, e outros que são utilizados em escolas?

Não, Não recebemos estes, pois o nosso projeto promove leitura, e não formação pedagógica. O intuito é promover a leitura por prazer, leitura livre, fantasia, literatura, e não a continuidade da escola. 

10) Vocês recebem algum dinheiro para desenvolver este projeto? 

Não. Não recebemos absolutamente nada. O nosso trabalho é construído com a boa vontade e generosidade dos nossos padrinhos, voluntários e anjos literários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário